Nossa História

Somos um país de muitas etnias e um povo que abraça em sua história todas elas.

Como origem temos a Kimbanda, um culto africano e a Quimbanda, um culto tipicamente brasileiro.  Sendo a Quimbanda, uma religião de muitas vertentes, assim, como o país que a acolhe.

Como todo culto e religião de matriz africana, possui a característica de ter seus ensinamentos e segredos passados pela oralidade, pouco se escreve de forma séria sobre seus ritos e história. Possui como característica um afastamento de conceitos e mitologia católica.

Ainda existe nos dias de hoje, muita confusão ao respeito da Quimbanda, devido aos anos e anos de incompreensão, seja pela falta de conhecimento, seja em virtude de elementos inescrupulosos que a usam para benefício próprio para satisfazer seu ego.

Juntando a esse cenário, temos um sincretismo mal feito com a doutrina católica, e outras religiões espíritas, originou uma visão deturpada, que ainda hoje as pessoas tem em relação à exu e pomba-gira.

É preciso deixar claro que os exus e pomba-giras da Quimbanda não são iguais ao “diabo” da doutrina cristã. Esse sincretismo é errado.